ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Aug/2025

Açúcar: futuros caem com oferta brasileira no radar

Os contratos futuros de açúcar demerara fecharam em baixa nesta quarta-feira (06/08) na Bolsa de Nova York. O contrato com vencimento em outubro/2025 recuou 8 pontos (0,50%), cotado a 16,01 centavos de dólar por libra-peso. Os preços foram pressionados por algum otimismo com a oferta brasileira, mas seguiram acima do patamar de 16,00 centavos de dólar por libra-peso. A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) reportou que a moagem e a produção de açúcar subiram na primeira quinzena de julho no Centro-Sul brasileiro, apesar de recuos no acumulado da safra.

A XP Investimentos elevou sua projeção de produção de açúcar no Centro-Sul do Brasil, a 39,8 milhões de toneladas. Apesar da menor produção de açúcar, não se espera um déficit global, mas o cenário pode gerar restrições de oferta durante a entressafra. A projeção de moagem total de cana-de-açúcar na safra 2025/2026 do Centro-Sul foi reduzida para 589,5 milhões de toneladas, 3 milhões de toneladas a menos do que na estimativa anterior. A revisão reflete uma diminuição da área plantada.

As chuvas recentes, embora tenham afetado temporariamente o teor de ATR (açúcares totais recuperáveis), devem favorecer o início da próxima safra (2026/2027), com melhores condições em comparação ao mesmo período do ciclo anterior, marcado por seca e incêndios. A consultoria também ajustou sua projeção para o ATR total da safra, reduzindo de 82,4 milhões para 79,2 milhões de toneladas. A mudança impacta tanto a produção de açúcar quanto de etanol. A expectativa é de que a produção de açúcar seja 1,7% menor em relação à estimativa anterior, com exportações recuando 7% (ou 2,3 milhões de toneladas a menos em relação à safra passada), pressionadas pelos estoques reduzidos.