ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Jul/2025

Açúcar: futuros em alta com sinais de boa demanda

Os contratos futuros de açúcar demerara fecharam em alta na sexta-feira (18/07) na Bolsa de Nova York. O contrato com vencimento em outubro/2025 subiu 8 pontos (0,48%), e fechou a 16,82 centavos de dólar por libra-peso. Sinais de demanda fortalecida deram suporte aos preços. O Departamento de Alfândegas da China (GACC) informou que o país importou em junho 420 mil toneladas de açúcar.

O volume representa avanço de mais 1400% ante as cerca de 30 mil toneladas de junho de 2024, apesar de ainda ser 19,7% menor no acumulado do ano, com compras de 1,04 milhão de toneladas no primeiro semestre de 2025. Além disso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na semana passada que a Coca-Cola tinha concordado em substituir o xarope de milho rico em frutose pelo açúcar de cana-de-açúcar nas bebidas vendidas nos Estados Unidos. A mudança, que não foi confirmada pela empresa, poderia elevar o consumo de açúcar no país em 4,4%.

Entre outros fatores no radar, recuos na moagem e na produção do Centro-Sul foram altistas para as cotações. Dados mais recentes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) indicam queda de quase 13% na moagem de cana-de-açúcar na segunda quinzena de junho e redução de 14,25% na produção acumulada de açúcar. Com o ATR também em queda (-4,79%), a Archer Consulting vê como improvável uma recuperação da produtividade suficiente para ultrapassar 40 milhões de toneladas de açúcar nesta safra.