ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Jul/2025

Etanol: preço em baixa com demanda enfraquecida

Em São Paulo, o ritmo de negócios envolvendo o etanol hidratado se mantém lento. Inclusive, o volume total de etanol hidratado comercializado se mantém praticamente igual ao da semana anterior, quando, vale lembrar, a quantidade comercializada foi a menor da safra atual (2025/2026). Os compradores seguem com baixo interesse de fechar novas aquisições, indicando já ter realizado aquisições anteriormente. O período de férias escolares é outro fator que reforça a diminuição na demanda, à medida que reduz a circulação de veículos.

Do lado da oferta, alguns vendedores estão mais flexíveis nos valores de venda, enquanto outros optam por se afastar do mercado. Diante disso, os preços estão pressionados. O Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado para o estado de São Paulo está cotado a R$ 2,5521 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), queda de 2,05% nos últimos sete dias. O Indicador CEPEA/ESALQ do etanol anidro, está cotado a R$ 2,9598 por litro, valor líquido de impostos (sem PIS/Cofins), recuo de 1,33% no mesmo comparativo. Nesse cenário, o andamento e o desempenho envolvendo a safra 2025/2026 ainda geram incertezas entre agentes do mercado.

A sequência de números que mostram baixa produtividade (medida pela ATR), a ocorrência de geadas em regiões produtoras no último mês, o mix mais açucareiro (diante da remuneração mais atrativa frente aos etanóis), o fraco desempenho das vendas de combustíveis, as taxas de juros, entre outros fatores, têm sido, com frequência, citadas pelos players como desafiadores. Em São Paulo, nos últimos sete dias, o preço do açúcar está 35,4% acima do hidratado e 21,8% maior que o do anidro. Entre os dois etanóis, o valor do anidro está 11,1% acima que o do hidratado. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.