ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Jul/2025

Açúcar: Futuros em alta com recuperação técnica

Os contratos futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta quarta-feira (09/07) na Bolsa de Nova York. O contrato com vencimento em outubro/2025 ganhou 43 pontos (2,67%), e fechou a 16,56 centavos de dólar por libra-peso. Os preços foram impulsionados por uma recuperação técnica após os recuos recentes, com o clima favorável nos principais produtores, Brasil e Índia, além da perspectiva de superávit global. Apesar disso, preocupações com um possível aperto na oferta deram suporte ao açúcar. Isso porque Paquistão e Filipinas anunciaram que importarão 500 mil toneladas e 424 mil toneladas de açúcar, respectivamente.

Na Região Centro-Sul do Brasil, as chuvas acima da média atrasaram a moagem, afetando a produção tanto de açúcar quanto de etanol. Ainda assim, as usinas seguem priorizando o açúcar, por fixações realizadas anteriormente e preços considerados vantajosos ante o combustível. O cenário, porém, continua incerto. A demanda por etanol tende a subir com o novo mandato de mistura de 30% de anidro na gasolina a partir de agosto, mas o Citi não vê esse fator como um catalisador relevante para os preços do açúcar.

No começo deste mês, a Hedgepoint Global Markets reduziu sua estimativa de produção de açúcar no Centro-Sul para a safra 2025/2026, projetando a produção de 41,6 milhões de toneladas, ante as 42,4 milhões de toneladas previstas anteriormente. O ATR (Açúcar Total Recuperável) é previsto em 139,8 Kg por tonelada. O impacto direto da menor produção recairá sobre as exportações, cuja previsão foi reduzida em 700 mil toneladas, para 32,7 milhões de toneladas. A revisão reflete um cenário marcado por produtividade abaixo do esperado e o avanço do inverno com relatos de geadas leves na região.