09/Jul/2025
Segundo o Citi, a combinação de chuvas acima da média nas regiões produtoras de cana-de-açúcar e margens apertadas para o etanol pressionou o desempenho do setor sucroenergético em junho. A produção de açúcar caiu 14,6% na comparação anual, enquanto o volume de etanol recuou 14,2% no acumulado da safra até a primeira quinzena do mês. Mesmo com as dificuldades operacionais, as usinas priorizaram o açúcar, diante dos preços internacionais firmes e da menor competitividade do biocombustível frente à gasolina. A moagem foi severamente afetada em estados como Paraná e o oeste de São Paulo, resultando em um atraso de cerca de 1,6 dia na média regional.
Com isso, a moagem acumulada no Centro-Sul está 14% abaixo do igual período da safra 2024/2025, totalizando 165 milhões de toneladas até meados de junho. O foco das usinas permaneceu na produção de açúcar, com o teor de ATR (açúcares totais recuperáveis) atingindo 125 Kg/t, um indicativo de boa qualidade da matéria-prima. O mix alcooleiro atingiu apenas 48,3%, o menor para uma primeira quinzena de junho desde 2020, refletindo uma decisão estratégica das usinas. A produção de etanol caiu para 8,74 bilhões de litros, sendo 3,06 bilhões de litros de anidro e 5,67 bilhões de litros de hidratado. O cenário levou os estoques de etanol hidratado ao menor nível para o período desde a safra 2019/2020.
Os estoques totais no Centro-Sul somavam 1,72 bilhão de litros no fim de maio, o suficiente para cobrir apenas 25 dias da demanda doméstica. No caso do anidro, os volumes estavam em 1,12 bilhão de litros, abaixo da média das últimas safras. A expectativa é que a produção de etanol se recupere de forma gradual em julho, com a volta do tempo seco favorecendo o avanço da colheita de cana-de-açúcar. Ainda assim, o mix deve seguir concentrado no açúcar, dado o cenário mais vantajoso para o açúcar. Com a entrada em vigor, a partir de agosto, do novo mandato de mistura de 30% de etanol anidro na gasolina, a demanda por esse biocombustível deve aumentar. A medida deve elevar a demanda por anidro, mas não vemos como um gatilho forte para preços. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.