ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Jul/2025

Etanol voltará a ganhar protagonismo ante açúcar

Segundo a StoneX, o etanol começa a voltar ao centro das atenções no setor sucroenergético brasileiro em um momento de recuo dos preços do açúcar. O cenário é de transição para os produtores de cana-de-açúcar, com mudanças no cenário de preços. O açúcar realmente não entrega a mesma rentabilidade vista nos últimos dois anos. O ano de 2023 marcou os preços mais altos do açúcar em 11 anos. Essa condição excepcional dificilmente se repetirá em 2025 e 2026. Diante desse novo ambiente de mercado, o etanol deve voltar a ganhar protagonismo nas decisões estratégicas.

Desde 2022, o etanol ficou longe de pagar preços competitivos. Agora, o etanol volta para o jogo. Há uma necessidade bem-vinda de o etanol retomar espaço na matriz de comercialização. Os fundamentos do mercado exigem atenção. O setor vai ter que se preparar, não somente para este ano, mas principalmente para o ano que vem. A produtividade será um ponto-chave. No ciclo passado, houve inovações, mas o ano que vem pode não ter uma produtividade tão boa. O setor precisa se organizar para isso. Quanto à influência dos conflitos geopolíticos, como as tensões entre Irã e Israel, os efeitos sobre o mercado de etanol no Brasil são limitados.

A transmissão dos preços internacionais para o mercado doméstico depende da política de preços da Petrobras. A gasolina tem tido uma política de ajuste muito rara. Para os produtores de cana-de-açúcar, a mensagem é clara: será necessário atenção redobrada à produtividade e aos fundamentos de mercado. O produtor vai precisar ficar de olho. Mesmo não vencendo na guerra dos preços do açúcar, ainda pode ter uma vitória estratégica se conseguir se adaptar ao novo ciclo do etanol. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.