ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Jun/2025

Açúcar: petróleo e clima no Brasil elevam futuros

Os contratos futuros de açúcar demerara fecharam em alta na sexta-feira (27/06) na Bolsa de Nova York. O contrato com vencimento em outubro/2025 subiu 29 pontos (1,77%), e fechou a 16,71 centavos de dólar por libra-peso. A alta do petróleo torna o etanol, biocombustível feito a partir da cana-de-açúcar, mais competitivo. Isso pode estimular as usinas no Brasil, principal exportador global de açúcar, a ampliar a produção de etanol em detrimento do açúcar.

Além disso, o aumento da mistura, no Brasil, do etanol à gasolina, de 27% para 30% a partir de agosto, também pode beneficiar o etanol no mix das usinas e impulsionar o preço do açúcar na Bolsa de Nova York. Também seguem as preocupações com os possíveis impactos nos canaviais com a frente fria que atingiu o Centro-Sul do Brasil.

A geada que atingiu regiões produtoras do Brasil, como São Paulo e Paraná, ainda terá seus impactos mensurados, mas não pareceu completamente inofensiva. Outro fator que pode estar impulsionando as cotações é a próxima atualização da safra pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), que deve indicar moagem e produção de açúcar cerca de 20% abaixo dos níveis do ano passado, devido às chuvas do início de junho.