ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Jun/2025

Etanol: E30 vai reduzir as importações de gasolina

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a elevação da mistura do etanol para 30% e do biodiesel a 15% vai reduzir a necessidade de importação do País de diesel e de gasolina. Nesta quarta-feira (25/06) o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) implementou o E30 e o B15: 30% de etanol na gasolina. 15% de biodiesel no diesel. Com este ato histórico, o Brasil voltará a ser autossuficiente em gasolina, após 15 anos e reduzirá a necessidade de importação do diesel, afirmou Silveira durante o evento "Combustível do futuro chegou: E30 e B15". Isso é soberania energética.

Na cerimônia, o governo federal anunciou a elevação do percentual mínimo de adição do biodiesel ao óleo diesel para 15% e do etanol na gasolina tipo C para 30% a partir de 1º agosto. A medida foi deliberada em reunião extraordinária no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As medidas são resultado da Lei do Combustível do Futuro. É uma legislação que mostra a visão estratégica do Brasil e potencializa a vocação de “paraíso dos biocombustíveis", afirmou o ministro.

Para Silveira, as medidas vão fortalecer o agronegócio e a agricultura familiar. O E30 e o B15 trarão mais demanda por dendê, mamona, girassol, palma, amendoim, macaúba e sebo. É mais produção no campo, especialmente em áreas degradadas ou ociosas, mais novas usinas, mais processamento industrial, mais de R$ 15 bilhões em investimentos, mais de 55 mil empregos gerados. O ministro destacou ainda que a ampliação das misturas de biocombustíveis foi debatida com todos os setores e com os testes de viabilidade técnica e ambiental para os veículos automotivos realizados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.