ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Jun/2025

Etanol: CNPE deve anunciar E30 no dia 25 de junho

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) vai se reunir nesta quarta-feira (25/06) para deliberar sobre o aumento da mistura obrigatória de etanol e biodiesel. Na reunião, o colegiado deve elevar a mistura obrigatória de etanol na gasolina tipo C dos atuais 27% para 30% (E30), bem como tende a incrementar o percentual mínimo obrigatório de biodiesel ao óleo diesel de 14% para 15% (B15). Já há consenso entre as Pastas que compõem o CNPE para o aumento dos mandatos. Há concordância, inclusive, da equipe econômica e da Casa Civil, ambas já se opuseram ao aumento das misturas obrigatórias de biocombustíveis em ocasiões anteriores. O CNPE é um órgão de assessoramento do presidente da República, responsável por formular políticas e diretrizes para o setor energético brasileiro.

O colegiado é composto por 17 ministérios, além do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e presidido pelo ministro de Minas e Energia. Após a deliberação pelo CNPE, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, vai anunciar o aumento das misturas em evento com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Batizada de "Combustível do futuro chegou: E30 e B15", a cerimônia está prevista para as 9h30 de quarta-feira (23/06) no Observatório Nacional da Transição Energética, localizado na sede do Ministério de Minas e Energia. Entidades e representantes das indústrias de biocombustíveis receberam os convites para a cerimônia nesta segunda-feira (23/06). O ministro Alexandre Silveira já vinha defendendo o aumento imediato da mistura do etanol a 30% e do biodiesel a 15%.

No início de junho, o ministro antecipou que iria propor a retomada da discussão da elevação das misturas na próxima reunião do CNPE. A política de ampliação da mistura dos biocombustíveis está prevista na lei do Combustível do Futuro. Recentemente, estudos feitos com etanol comprovaram a viabilidade técnica do aumento para o E30. A medida pode reduzir o preço da gasolina e tornar o País independente da importação do combustível. Em relação ao biodiesel, para o qual o aumento do teor 14% para 15% estava previsto para março deste ano conforme resolução anterior do CNPE, Silveira vem afirmando que há condições para retomada do cronograma de adição da mistura. Ele cita a redução do preço do óleo de soja dada a colheita recorde de soja na safra atual. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.