ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Jun/2025

Açúcar: futuros em alta com cobertura de posições

Os contratos futuros de açúcar demerara fecharam em alta na sexta-feira (20/06) na Bolsa de Nova York. O contrato com vencimento em outubro/2025 avançou 26 pontos (1,59%), cotado a 16,57 centavos de dólar por libra-peso. Após o feriado de Juneteenth nos Estados Unidos, que manteve o mercado fechado na quinta-feira (19/06), os operadores retomaram as negociações ajustando suas posições. A movimentação refletiu principalmente ajustes técnicos e cobertura de posições vendidas, especialmente diante das mínimas recentes registradas no mercado.

A notícia de que o governo do Paquistão pretende importar 250 mil toneladas de açúcar bruto, após uma safra decepcionante de cana-de-açúcar no país, também contribuiu para o movimento de alta. A fraqueza do dólar ante outras moedas, outro fator que influencia o mercado de commodities, favoreceu a recuperação nos preços. Embora o viés estrutural ainda aponte para um cenário de oferta global confortável, o mercado monitora com atenção os sinais de revisão na produção brasileira.

O Itaú BBA reduziu sua estimativa para a produção de açúcar no Centro-Sul do Brasil na safra 2025/2026 para 40,8 milhões de toneladas, ante projeção anterior de 41,2 milhões de toneladas. Com isso, a expectativa de superávit global foi ajustada de 2,6 milhões para 2,3 milhões de toneladas. A baixa concentração de açúcar na cana-de-açúcar até a segunda quinzena de maio, com ATR médio de 117 Kg/t, uma queda de 4% em relação ao ano anterior. "O clima não está ajudando", afirmou o Itaú BBA, que também revisou sua expectativa de ATR para 139,6 Kg/t. Além disso, dados do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) apontaram queda de 16,6% na produtividade agrícola em abril.