ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Jun/2025

Etanol: Jalles Machado poderá mudar o mix em GO

A Jalles Machado pode mudar o mix de produção para fabricar mais etanol nas usinas localizadas em Goiás. Isso pode ocorrer em função do preço mais vantajoso do etanol ante o do açúcar. O açúcar ainda se mantém mais competitivo em grande parte da Região Centro-Sul, mas há sinais de que o etanol anidro começa a apresentar remuneração mais vantajosa em estados como Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Em Goiás, por exemplo, há um incentivo para o etanol anidro, que hoje, no preço de exportação do açúcar, já está remunerando melhor. Então, essa chance de mudar o mix existe.

A Jalles Machado tem maior flexibilidade para alterar o mix nas usinas localizadas em Goiás. Em Minas Gerais, a situação é diferente. Devido a contratos firmados e questões logísticas, mudar o mix para um maior uso de etanol se mostra mais complexo. A empresa está concentrada em consolidar os investimentos já realizados e aprimorar a eficiência operacional antes de avançar em novos projetos. Não haverá investimentos pesados previstos no curto e médio prazo, especialmente devido ao atual cenário de juros elevados. Quanto ao biometano, a Jalles Machado mantém parcerias e projetos em andamento, mas com investimentos modestos.

É bastante provável que, caso haja avanço, seja em parceria e com baixo comprometimento de capital. Por exemplo, na Otávio Lage, o aporte da Jalles será de apenas R$ 10 milhões, um valor pouco relevante. Isso não terá impacto relevante no endividamento ou na geração de renda no momento. O foco é operar bem, finalizar o enchimento das plantas, melhorar a produtividade, buscar eficiência operacional e otimização. Sobre o etanol de milho, não é algo prioritário agora. O foco é preservar capital para novos investimentos no futuro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.