ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Jun/2025

Açúcar: ampla oferta brasileira pressiona os futuros

Os contratos futuros de açúcar demerara fecharam em baixa nesta terça-feira (17/06) na Bolsa de Nova York. O contrato com vencimento em outubro/2025 caiu 43 pontos (2,54%), e fechou a 16,51 centavos de dólar por libra-peso. Os preços recuaram com uma oferta maior do Brasil, o que levou as cotações para o menor nível em cerca de quatro anos no pregão de segunda-feira (16/06), abaixo dos 16,00 centavos de dólar por libra-peso, segundo o Commerzbank.

Dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bionergia (Unica) publicados na segunda-feira (16/06) mostraram um aumento "inesperadamente forte" na produção de açúcar no Centro-Sul na segunda quinzena de maio. O volume de produção subiu 9% em relação ao ano anterior, para 2,95 milhões de toneladas, devido a um maior volume de cana-de-açúcar processada.

Além disso, quase 52% da cana-de-açúcar foi processada em açúcar no período do relatório. Na mesma época do ano anterior, esse número era pouco mais de 48%. Aparentemente, o baixo preço do petróleo tornou a produção de etanol menos atraente, de modo que as usinas de açúcar se concentraram cada vez mais na produção de açúcar. A produção do açúcar poderia ser ainda maior se o teor de açúcar na cana-de-açúcar não tivesse sido 4% menor do que no ano passado.