ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Jun/2025

Açúcar: ampla oferta da Ásia pressiona os futuros

Os contratos futuros de açúcar fecharam em baixa nesta quarta-feira (04/06) na Bolsa de Nova York. O contrato com vencimento julho/2025 recuou 15 pontos (0,89%), e fechou a 16,75 centavos de dólar por libra-peso. Os preços cederam diante das perspectivas de produção robusta na Índia e na Tailândia, somadas a sinais de enfraquecimento da demanda global, com baixos prêmios de açúcar branco e estoques elevados em alguns países.

Contudo, preocupações com a oferta do Centro-Sul do Brasil limitaram perdas mais expressivas. Os últimos relatórios da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) indicaram forte queda na oferta do açúcar, reforçando as incertezas em torno da safra 2025/2026 na região. Em relatório, a ED&F Man informou que, após percorrer cerca de 5 mil quilômetros em um crop tour pelo Centro-Sul, verificou que cerca de 80% dos produtores esperam uma queda na produtividade agrícola em relação à temporada passada, em razão da seca registrada em 2024.

O levantamento considerou 13 grupos com moagem combinada de aproximadamente 90 milhões de toneladas na safra anterior. Todas as usinas visitadas estão adotando medidas para elevar o mix de açúcar. As usinas estão investindo ou adotando um ritmo de colheita mais lento, com o objetivo de melhorar a eficiência das fábricas de açúcar.