ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Jun/2025

Carro Elétrico é o futuro para logística “last mile”

Segundo a Arrow Mobility, startup sediada em Caxias do Sul (RS) com soluções elétricas para entrega ‘last mile’ (última milha), o mercado de veículos elétricos no País enfrenta desafios, mas também aponta crescimento significativo. O cenário para o crescimento da eletromobilidade no País tem sido promissor. O Brasil registrou nos últimos anos algumas das maiores taxas de aumento de vendas de veículos elétricos no mundo, que chegou a 219% entre 2023 e 2024, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Essa é uma tendência para a América Latina e outros emergentes. Embora a participação de mercado dos elétricos entre os veículos em geral ainda seja pequena (7,65% do total), a demanda é crescente. Uma das preocupações é que ela está sendo atendida por modelos importados.

Um destaque que potencializa o crescimento desse mercado é a evolução da tecnologia das baterias. A bateria de lítio-ferro-fosfato, mais segura e durável que a tecnologia níquel-manganês-cobalto, está se tornando predominante. O custo das baterias diminuiu significativamente nos últimos anos e representa atualmente cerca de 40% do custo total do veículo, mas ainda há espaço para maior competitividade. A expansão da rede de carregamento também é crucial. Dados da Tupi Mobilidade apontam que, em fevereiro deste ano, existiam 14.827 eletropostos em funcionamento no País, atendendo 25% dos municípios brasileiros.

É nesse cenário que a Arrow Mobility introduziu sua solução para a logística urbana na ‘last mile’ (última milha). O Arrow One é um veículo 100% elétrico com capacidade de carga de até 2 toneladas. O design inovador, pensado para serviços de entrega dentro das cidades, foi premiado na Alemanha em 2024 e garante mais eficiência do que as vans convencionais. Um dos veículos fabricados em Caxias do Sul (RS) substitui dois veículos concorrentes à combustão. O Arrow One tem autonomia real de 200 Km, testados na prática em ruas de São Paulo, Porto Alegre e Buenos Aires. Com crescimento acelerado do e-commerce após a pandemia, a startup espera atender um mercado crescente de entregas urbanas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.