ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/May/2025

Etanol: avaliação do E30 na próxima reunião do CNPE

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou que a mistura de 30% de etanol na gasolina, o E30, deve ser avaliado na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), ainda sem data prevista. Já houve a discussão do aumento do etanol de 27% para 30%. Os testes (de viabilidade técnica e ambiental) deram positivo tanto em veículos de duas rodas quanto de quatro rodas. Isso está bem encaminhado. A expectativa de adoção do etanol E30 é compartilhada com o Ministério de Minas e Energia (MME).

Recentemente, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que ainda em 2025 será implementada a mistura de 30% de etanol anidro na gasolina. Os testes, com confirmação da viabilidade, foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) entre janeiro e fevereiro deste ano. A proposta precisa passar pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O Brasil hoje possui 85% da frota automotiva flex. O governo vai lançar nos próximos dias o IPI Verde, que será reduzido para carros elétricos, híbridos e etanol para ajudar na descarbonização e nas mudanças climáticas.

O IPI Verde faz parte do Programa de Mobilidade Verde (Mover), sancionado no ano passado, e prevê a redução do imposto federal cobrado dos carros de baixa emissão. O governo tende a regulamentar o IPI Verde por meio de decreto. Os veículos híbridos e elétricos estão entre as tecnologias que terão redução do tributo. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) cobra previsibilidade quanto ao IPI Verde, alegando impacto em investimentos do setor. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.