ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/May/2025

SAF: parceria estratégica entre Raízen e SAFPAC

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou nesta terça-feira (13/05) que houve a assinatura de um Memorando de Entendimentos (MoU) entre a empresa brasileira Raízen Energia e a companhia SAFPAC, de Hong Kong, estabelecendo as bases para uma "parceria estratégica" visando à produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF). A produção será na região Ásia-Pacífico, com o uso de etanol brasileiro como insumo principal. Pela expectativa, a demanda de etanol por ano deverá bater 500 mil toneladas em 2033.

A parceria é classificada em três fases. A primeira, entre 2025 e 2026, prevê uma demanda de 170 mil toneladas de etanol por ano. A segunda fase, entre 2027 e 2029, projeta um nível de 285 mil toneladas. É na terceira fase, de 2030 a 2033, em que há estimativa de 500 mil toneladas anuais. O ministro Alexandre Silveira participou da assinatura. Conforme o anúncio feito pelo MME, essa parceria prevê o fornecimento inclusive do etanol de segunda geração, produzido a partir do bagaço da cana-de-açúcar, que será processado pela tecnologia Alcohol-to-Jet (ATJ), com a capacidade de converter o etanol em querosene renovável de aviação.

Foi informado ainda que o memorando não cria obrigações contratuais de compra e venda, mas representa um primeiro passo para aprofundar as negociações comerciais e técnicas entre as partes. O ministro cita o "valor estratégico" do etanol brasileiro para a descarbonização da aviação em escala internacional. Ele tem defendido, na viagem à China, o papel do Brasil como "exportador de sustentabilidade". Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.