17/Apr/2025
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que foi inaugurada, na terça-feira (15/04), em Passo Fundo (RS) unidade de produção do combustível renovável batizado de “Be8 BeVant”. A empresa Be8, produtora de biodiesel, é sediada no Rio Grande do Sul. O ministro Alexandre Silveira esteve presente na cerimônia. O investimento total para o empreendimento é de R$ 1,1 bilhão, dos quais R$ 729,7 milhões serão financiados pelo BNDES. A expectativa é de gerar aproximadamente 2 mil empregos diretos e indiretos na região.
O biocombustível inovador desenvolvido pela empresa brasileira sediada em Passo Fundo (RS) resulta de um processo avançado que proporciona ganhos significativos em qualidade e desempenho a motores. Esse combustível pode ser utilizado 100% puro em motores a diesel, sem necessidade de adaptações, ou misturado ao diesel convencional. Pela previsão, haverá capacidade de produção de etanol (do tipo anidro ou hidratado) em 210 milhões de litros por ano. Isso representa 20% de toda a demanda do Rio Grande do Sul pelo combustível.
Além disso, a planta também fabricará 153,2 mil toneladas por ano de farelo extraído de cereais do tipo DDGS, utilizado na alimentação de animais. A unidade terá ainda capacidade para processar mais 525 mil toneladas anuais desse tipo de cereal e produzir 27 mil toneladas por ano de “glúten vital”, uma proteína derivada do trigo utilizada pela indústria alimentícia. A previsão para o início das operações para produção no local é para o segundo semestre de 2026. A comitiva do Ministério de Minas e Energia (MME) também acompanhou o início das obras da primeira planta de etanol de trigo do Brasil, localizada no Rio Grande do Sul. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.