ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Apr/2025

Etanol: preço sustentado e compradores cautelosos

A proximidade dos feriados prolongados deste mês resulta em fechamentos de negócios envolvendo volumes maiores de etanol, mas a quantidade total do período ainda está abaixo do esperado por agentes. A maior liquidez ao longo da semana passada foi limitada pelo fato de que boa parte dos compradores segue cautelosa nas aquisições. Neste caso, demandantes estão atentos às recentes fortes desvalorizações do petróleo, que podem resultar em queda nos preços da gasolina A.

Além disso, é importante ressaltar que muitos compradores ainda estão recebendo produto já contratado. Do lado vendedor, algumas usinas continuam desovando estoques do ciclo 2024/2025, enquanto agentes de outras unidades seguem firmes nos valores pedidos em novas comercializações. O eminente começo das atividades industriais em muitas regiões e os estoques ainda pequenos neste início de moagem dão suporte aos preços. O Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado está cotado a R$ 2,7460 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), alta de 0,23% nos últimos sete dias.

No caso do etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ está cotado a R$ 3,0809 por litro, valor líquido de impostos (sem PIS/Cofins), recuo de 2,48% em igual comparativo. Em São Paulo, nos últimos sete dias, em termos de preços relativos no elo produtor da cadeia sucroenergética, o valor do anidro está 7,5% acima do hidratado. No caso do açúcar, o preço é 52,9% superior ao do hidratado e 42,2% acima do anidro. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.