ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Apr/2025

Açúcar: projeção do déficit global em 2024/2025

A Organização Internacional do Açúcar (OIA) projeta déficit global de 4 milhões de toneladas de açúcar na safra 2024/2025. O balanço considera o consumo recorde de 180,4 milhões de toneladas de açúcar e produção mundial de 175,5 milhões de toneladas. O balanço entre oferta e demanda revela um déficit de 4 milhões de toneladas de açúcar. Com isso, o preço mundial do açúcar deve subir. Em relação ao consumo, apesar do recorde, o ritmo de crescimento vai se desacelerar, devendo alcançar aumento de 0,25% na safra atual.

Em contrapartida, a produção mundial de açúcar deve recuar, sobretudo do açúcar produzido à base de cana-de-açúcar. Na safra 2024/2025, a produção mundial de cana-de-açúcar deve cair 5,8 milhões de toneladas, para 175,5 milhões de toneladas. A produção de açúcar de beterraba deve subir 1,9 milhão de toneladas, para o recorde de 39,3 milhões de toneladas. A cana-de-açúcar vai responder por 79% da produção mundial e a de beterraba pelos outros 21%. Os principais fatores que explicam o declínio na produção açucareira são a menor oferta da Índia e o recuo na produção da América do Sul.

O declínio nestas regiões superou o aumento observado em outras regiões. A produção de açúcar estagnou também por eventos climáticos adversos. Na Índia, a produção de açúcar deve cair aproximadamente 5 milhões de toneladas, para 25,7 milhões de toneladas (com produção de cana de 420 milhões de toneladas) ante 32,2 milhões de toneladas na temporada passada. Para o Brasil, a OIA espera produção de 680 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.