26/Mar/2025
A Vibra fez a primeira comercialização de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) no País. O biocombustível, importado, já está disponível na base localizada no aeroporto Tom Jobim (GIG), no Rio de Janeiro. O rastreio da sustentabilidade da operação, da matéria-prima ao abastecimento das aeronaves no Galeão, foi possível pela obtenção da certificação ISCC para as bases da Vibra em Cubatão e no Galeão. A mistura do SAF ao combustível de aviação convencional será inicialmente na proporção de 10% de SAF e 90% de combustível fóssil, contribuindo para a redução das emissões de carbono nos voos abastecidos pela Vibra. A companhia afirmou estar preparada para atender todos os clientes que tiverem interesse em adquirir o produto para descarbonizar suas operações.
Em janeiro deste ano, 23 isotanques (contêineres tanque), com cerca de 550 mil litros de SAF, partiram do Porto de Antuérpia, na Bélgica, com destino ao Rio de Janeiro. Com essa iniciativa, a Vibra se consolida como a primeira empresa a importar o SAF em escala comercial, mas também como a pioneira a disponibilizar o produto para comercialização no mercado nacional. Ser a primeira empresa a trazer o SAF em escala comercial para o Brasil e disponibilizar esse produto para os clientes no mercado nacional dá orgulho e reforça o compromisso da empresa com a descarbonização. A Vibra continuará empenhando esforços para tornar a matriz energética brasileira cada vez mais forte e competitiva, atendendo clientes com o combustível que eles necessitarem. A empresa tem 60% de market share no mercado de aviação. O SAF é produzido a partir de fontes renováveis e reduz cerca de 80% as emissões de gases de efeito estufa em comparação ao combustível de aviação convencional.
O produto disponibilizado pela Vibra foi produzido a partir de óleo de cozinha usado (UCO - Used Cooking Oil), uma das matérias-primas de menor intensidade de carbono, já que se trata de um resíduo. Todo o processo, desde a busca pelo fornecedor, importação, certificações, até a mistura do SAF com o combustível de aviação de origem fóssil na base da Vibra no Galeão, durou 10 meses de planejamento e execução, iniciados logo após a operacionalização do primeiro Book & Claim da América Latina também viabilizado pela Vibra, em parceria com a Gol, em junho de 2024. Como líder, a empresa afirmou que está preparada para ampliar a oferta de SAF no mercado brasileiro, utilizando sua infraestrutura em mais de 90 aeroportos e a expertise para entregar soluções seguras e competitivas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.