ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Mar/2025

Etanol: governo avalia impacto no preço com E30

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que a Pasta está sendo prudente na análise sobre a mistura de 30% de etanol anidro na gasolina. O Ministério de Minas e Energia (MME) vai avaliar as informações técnicas sobre curva de preços, antes do envio ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A proposta pode ser levada ao CNPE a qualquer momento, mas é necessário "conforto" sobre o impacto nos preços. O governo está focado agora na redução dos preços dos alimentos.

No mês passado, sobre outro mandato do setor de combustíveis, o governo decidiu adiar a exigência de maior uso de biocombustível no diesel. A mudança no percentual da mistura de 14% para 15% estava prevista para ocorrer em 1º de março, mas foi decidido manter em 14% para evitar novas altas nos preços. Sobre a gasolina, o Instituto Mauá de Tecnologia (ITM) confirmou a viabilidade técnica para a mistura de 30% de etanol anidro (E30). Atualmente, o teor de mistura de etanol anidro à gasolina é de 27%.

Haverá uma mudança direta do percentual de 27% para 30%. Com o E30, o preço da gasolina na bomba vai cair e o Brasil se tornará, em definitivo, independente da importação de gasolina. A independência na importação não ocorria desde 2010. Não será preciso acompanhar o preço de paridade internacional, o preço da gasolina será o preço de competitividade interna. O E30 é um ganho incalculável para a soberania nacional e para a segurança energética. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.