ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Jan/2025

Açúcar: recuo do dólar ante o Real eleva os futuros

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta na sexta-feira (24/01) na Bolsa de Nova York. O vencimento março/2025 subiu 33 pontos (1,77%), e fechou a 19,02 centavos de dólar por libra-peso. Com impulso da desvalorização do dólar ante o Real, os preços do açúcar subiram pela terceira sessão consecutiva. Na semana passada, acumularam ganho de 4,39%.

O clima também deu suporte aos preços. Com o Centro-Sul do Brasil em período de entressafra, os traders estão atentos às condições climáticas em outros grandes produtores. Países como Tailândia, China, Índia, México e Paquistão enfrentam desafios relacionados ao tempo seco. Na Índia, as estimativas de produção, que inicialmente superavam 7,5 milhões de toneladas, já foram reduzidas para 6,85 milhões, com algumas projeções indicando um volume de apenas 6,2 milhões devido à perda de produtividade. Desde setembro, as chuvas na Índia estão 40% abaixo da média. Embora haja expectativa de retorno das chuvas em algumas regiões nas próximas semanas, o impacto negativo sobre a safra já é significativo.

Além disso, apesar da liberação da exportação de açúcar pela Índia, o produto ainda não estaria abastecendo o mercado. As usinas enfrentam dificuldades nas negociações, com as primeiras ofertas sendo consideradas desvantajosas. Na Tailândia, o governo pode adotar medidas mais rígidas contra a queima de cana-de-açúcar devido ao aumento da poluição do ar. Essa possibilidade preocupa os produtores, que já enfrentam a inesperada queda na fixação de preços da safra 2024/2025.