ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Jan/2025

Açúcar: preço recua para menor nível em 5 meses

Segundo o Commerzbank, após cair para o menor nível em quase cinco meses, os preços do açúcar podem ter o recuo limitado pela valorização do etanol. As cotações caíram para um valor abaixo dos 18,00 centavos de dólar por libra-peso na semana passada na Bolsa de Nova York, pressionadas por perspectivas de maior oferta no Brasil, na Índia e na Tailândia. Ainda assim, o aumento significativo do petróleo torna o etanol mais atraente para usinas no Brasil, o que tende a limitar a oferta de cana-de-açúcar para a produção de açúcar na próxima safra.

A atual safra está praticamente encerrada no Brasil. De acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) sobre o Centro-Sul, o volume de produção de açúcar no acumulado da safra (de abril até o fim de dezembro/2024) foi de 39,8 milhões de toneladas, redução de 5,4% em relação ao ano anterior. Entretanto, uma queda ainda maior era esperada devido à seca, antes que as chuvas aliviassem as preocupações, inclusive em relação à próxima safra.

Além disso, um fornecimento adicional de açúcar da Índia pode chegar ao mercado. O governo indiano autorizou que as usinas do país exportem 1 milhão de toneladas de açúcar na safra 2024/2025, que vai até setembro. A Índia não permitiu exportações de açúcar no ano passado e, nos cinco anos anteriores, os embarques tiveram uma média de 6,8 milhões de toneladas por ano. Portanto, 1 milhão de toneladas não são extraordinariamente altas, especialmente porque essa decisão já era esperada. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.