ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Jan/2025

Etanol: preços estão firmes com demanda aquecida

O ano de 2025 se inicia com a demanda por biocombustível bastante aquecida. Nos últimos sete dias, o volume de etanol hidratado negociado no mercado spot do estado de São Paulo quase dobrou frente ao período anterior. Além da expectativa de preços firmes nos próximos meses com a entressafra mais prolongada no Centro-Sul, a reposição das vendas do período de festividades do ano passado também dá suporte às cotações. Distribuidoras adquiriram novos volumes do biocombustível, em alguns casos, as retiradas serão prolongadas, para os próximos três meses (janeiro, fevereiro e março). Do lado vendedor, boa parte segue firme nos preços.

Somente em alguns casos que os preços do etanol hidratado apresentam “descontos”, em função de aspectos como o volume estocado e disponível para a venda ou a distância até a base de descarga. Assim, as cotações dos biocombustíveis estão firmes. O Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado está cotado a R$ 2,6712 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), avanço de 0,99% nos últimos sete dias. No caso do etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ está cotado a R$ 3,0339 por litro, valor líquido de impostos (sem PIS/Cofins), elevação de 0,82% no mesmo comparativo.

Vale lembrar que a demanda esteve aquecida em praticamente todo o mês de dezembro. O volume total de hidratado vendido pelas usinas de São Paulo na semana de 9 a 13 de dezembro foi o terceiro maior da safra 2024/2025, batendo quase os 100 milhões de litros. Em São Paulo, nos últimos sete dias, em termos de preços relativos no elo produtor da cadeia sucroenergética, o valor do anidro está apenas 8,8% maior que o do hidratado. No caso do açúcar, o preço está 78,4% superior ao do hidratado e 63,9% maior que o do anidro. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.