ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Dec/2024

Etanol: tributação monofásica favorece empresas

Segundo o Citi, a tributação monofásica para o etanol hidratado, incluída no projeto de lei de regulamentação da reforma tributária no Senado, é uma mudança positiva para os produtores do combustível. O imposto federal total será reduzido em 20%, passando dos atuais R$ 241,8/m³ para R$ 192,2/m³, a partir da centralização da cobrança do PIS/Cofins exclusivamente nos produtores.

A mudança é positiva para Raízen, São Martinho e Jalles Machado, uma vez que deverá ajudar a sustentar a recuperação dos preços do etanol. No estado de São Paulo, o preço ao produtor pode aumentar cerca de 4,5% em cenários de paridade estável com a gasolina e até 12,8% caso a paridade alcance 70% em fevereiro de 2025. Além disso, a medida também favorece o mercado de distribuição (Vibra Energia e Ultrapar), ao reduzir a competitividade de players irregulares que se beneficiavam da evasão fiscal.

Essa mudança fortalece um ambiente mais equilibrado para o setor de etanol. No entanto, o Citi alerta para o aperto no balanço doméstico de oferta e demanda do etanol hidratado, impulsionado pela redução no ritmo de produção nesta safra e pelo consumo de estoques. A demanda saudável, combinada com a limitação na oferta, reforça a expectativa de alta nos preços no curto prazo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.