29/Nov/2024
A Vale anunciou nesta quinta-feira (28/11) que assinou uma carta de intenção com a BYD para estudar a eletrificação de veículos leves. Nos próximos meses, serão feitas avaliações para a implementação da infraestrutura necessária para recarga dos veículos nas áreas da mineradora. No mesmo período, serão testados alguns modelos elétricos em áreas operacionais da empresa, com intuito de reduzir o uso de carros movidos a combustíveis fósseis. A Vale destaca que os testes começaram com o modelo BYD Dolphin e, na sequência, serão realizados com a recém-lançada picape Shark.
Além dessas avaliações, o estudo prevê a realização de visitas técnicas nas operações da Vale para verificação de diversos quesitos, como estrutura para recarga, formas de utilização dos veículos e serviços de manutenção necessários para garantir o bom desempenho da frota. A iniciativa reforça o compromisso da empresa de acelerar a descarbonização, tanto na Vale, quanto na sua cadeia. A Vale está constante e ativamente olhando para o mercado e buscando soluções que contribuam nesse sentido.
Uma substituição completa dos cerca de três mil veículos de passeio e utilitários que a empresa tem hoje em circulação em suas unidades pelo Brasil representaria uma redução de emissões de até 10 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano. Segundo a BYD, para esse estudo, foi decidido começar com o mais recente lançamento da BYD, a primeira caminhonete híbrida do país. A iniciativa, destaca a Vale, contribui para o alcance de suas metas de redução de emissões de escopos 1 e 2 (diretas e indiretas) em 33% até 2030 e de zerar suas emissões líquidas até 2050, relacionadas ao combate às mudanças climáticas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.