14/Nov/2024
A ACP Bioenergia, fornecedora independente de cana-de-açúcar e produtora de soja e milho, anunciou a captação de R$ 100 milhões em um financiamento de dez anos, estruturado em parceria com o Rabobank e o Fundo Agri3. O investimento, finalizado nesta quarta-feira (13/11), tem por objetivo impulsionar a expansão da companhia, que já ultrapassou os 100 mil hectares cultivados em cinco Estados do Brasil. Foi estruturada uma operação de crédito de longo prazo, com foco em práticas sustentáveis, principalmente voltadas à conversão de áreas degradadas em áreas produtivas. Com os recursos, a ACP Bioenergia vai acelerar o processo de expansão em Tocantins, com recuperação de áreas degradadas de pastagem, para o plantio quanto no crescimento orgânico em áreas de cultivo de cana-de-açúcar.
Esse crescimento ocorre em vários Estados do País, como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. Se a ideia é expandir na área de grãos, é necessário um investimento significativo para conversão de áreas degradadas em áreas produtivas. No caso da cana-de-açúcar, é preciso renovar os canaviais para aumentar a produtividade, sem utilizar tantos químicos, e expandir as plantas de compostagem. A companhia tem um modelo sustentável, então o crescimento é projetado para se encaixar nesse contexto.
As metas impostas à ACP Bioenergia para utilização dos recursos envolvem intensificar políticas e práticas sustentáveis como a utilização de insumos biológicos e compostos em substituição aos químicos convencionais; conversão de áreas degradadas de pastagem em áreas altamente produtivas; aumento de produtividade por hectare; programas de treinamento e capacitação de pessoas em regiões com baixa disponibilidade de mão de obra; manutenção de certificações, além de avaliação de emissões e monitoramento de gases de efeito estufa.
É preciso, ao longo do tempo, prestar contas dessa operação, que traz benefícios importantes para a companhia e gera um impacto social e econômico positivo, além de ser uma operação financeiramente saudável. A ACP Bioenergia já captou R$ 448 milhões no mercado de capitais brasileiro nos últimos quatro anos. A empresa forneceu 4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar no ano passado para usinas que atende, sendo a maior produtora de grãos de Tocantins. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.