05/Nov/2024
A Cosan Investimentos avaliou que há desafios a serem superados para a produção de biocombustíveis em larga escala em nível global. A dificuldade hoje é a escala. É muito complicado aumentar essa produção de forma sustentável. Poucas pessoas têm noção da dificuldade que é produzir combustível sustentável em escala. No Brasil, a produção de biocombustível tem crescido ano a ano, mas é pouco comparado ao que o mundo consome.
A demanda global está em crescimento, não apenas por combustíveis, mas também por insumos como o metanol, essencial na indústria plástica e em outros setores. Todo mundo quer descarbonizar, e é preciso um produto que seja escalável e acessível. Sobre a possibilidade de tornar o etanol uma commodity global, há resistência de alguns países ao produto. Muitos países acham complicado adotar, preferindo a segurança do petróleo.
A Cosan Investimentos também projetou um futuro com uma combinação de fontes energéticas. Além do etanol, haverá energia solar e óleo, compondo um mix energético. Embora o etanol tenha um papel importante, será parte de um conjunto mais amplo, mas não é ruim ter um pouco de especialização, o nicho também oferece boas condições. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.