ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Oct/2024

Açúcar: futuros em baixa acompanhando o petróleo

Os futuros de açúcar demerara fecharam em baixa nesta segunda-feira (28/10) na Bolsa de Nova York. O vencimento março/2025 perdeu 18 pontos (0,81%), e fechou a 21,96 centavos de dólar por libra-peso. A forte desvalorização do petróleo nos mercados internacionais pesou sobre os preços do açúcar, já que piora a competitividade relativa do etanol. Além disso, traders seguem de olho em dados da safra 2024/2025 do Centro-Sul do Brasil.

Segunda a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), na primeira quinzena de outubro foram 33,83 milhões de toneladas moídas, com açúcar total recuperável (ATR) de 160,30 Kg/toneladas e 2,44 milhões de toneladas de açúcar, além de participação de 47,28% do açúcar no mix de destino. Os números de moagem, ATR e a produção do açúcar apresentaram variações leves em relação às estimativas, com o mix de produção de açúcar acima do esperado. O mix poderá influenciar o mercado ao longo dos próximos dias.

O mix de produção veio um pouco mais alto do que o esperado, e o mercado tem sido muito sensível a esse número. Nos relatórios anteriores da Unica, o mix real frequentemente ficava abaixo das previsões de mercado. Levantamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) mostrou que fundos de investimento reduziram suas apostas na alta das cotações de demerara na semana encerrada em 22 de outubro. A posição líquida comprada desses agentes caiu de 56.445 lotes para 31.303 lotes.