ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Oct/2024

Etanol: previsão indica menor oferta em 2024/2025

Apesar das expectativas de uma redução na oferta de etanol proveniente da cana-de-açúcar na temporada 2024/2025, a StoneX acredita que essa queda será compensada pelo crescimento significativo da oferta de etanol de milho. As projeções apontam para uma queda de 4,9% na oferta de etanol de cana-de-açúcar, enquanto a oferta de etanol a partir do milho deve crescer cerca de 30%, permitindo, assim, uma oferta total levemente superior ao ciclo anterior, com um aumento de 1,2%. A estimativa é de um recuo maior na produção do anidro em comparação com o hidratado.

O etanol hidratado de cana-de-açúcar deve se manter relativamente estável em relação à safra anterior, com uma queda de 0,4%, enquanto o anidro deve registrar uma queda próxima a 12%. Em contrapartida, o etanol de milho deverá apresentar um avanço robusto, com crescimento de 30% no hidratado e 23% no anidro. Embora a oferta total de etanol cresça neste ciclo, as usinas priorizaram a produção de hidratado. O ciclo deve terminar com uma alta de 5,4% no hidratado e uma queda na oferta de anidro. Essa escolha está relacionada ao comportamento da paridade de preços entre o etanol hidratado e a gasolina comum ao consumidor final.

O cenário atual sugere vendas robustas de etanol hidratado ao consumidor final. No entanto, os estoques permanecem elevados em comparação com o ciclo anterior. No caso do hidratado, esses estoques operam com uma alta de 3,7%, enquanto o anidro opera com uma alta de 5%. Esse fenômeno se deve ao início antecipado da moagem durante o ciclo 2024/2025 da cana-de-açúcar, que acelerou a oferta de etanol, aliado a dificuldades na produção de açúcar que levaram o mercado em direção ao biocombustível. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.