ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Oct/2024

Etanol 2G: Raízen otimista com Centro de Inovação

A Raízen avaliou que o investimento de R$ 120 milhões no Centro de Bioenergia, em Piracicaba (SP), será fundamental para a empresa manter a sua liderança no setor sucroenergético e de distribuição de combustíveis, sendo, hoje, a única empresa capaz de produzir o etanol de segunda geração. Com o Centro, a expectativa da empresa é continuar 10 anos à frente. Shell e Senai também estão envolvidos na construção do Centro. Foi destacada a importância do centro de inovação em Piracicaba para o avanço das pesquisas e otimização de processos ligados à produção do etanol de segunda geração.

O Centro de Bioenergia vai permitir acelerar o processo de desenvolvimento, pois será possível fazer mais testes com menos custo. O E2G ainda está no início de seu desenvolvimento tecnológico, mas a expectativa é otimista. Hoje, são retirados entre 270 e 280 litros por tonelada de bagaço, e a ideia é aumentar essa eficiência. O objetivo do centro é reduzir custos de produção e aprimorar a eficiência. A Raízen tem a ambição de exportar a tecnologia desenvolvida no Brasil pela companhia de produção de E2G para o mundo.

O centro de inovação reforçará a confiança do mercado externo na companhia. Já há discussões com outros países para exportar a tecnologia. Isso dá confiança aos clientes de que a Raízen está comprometida com o desenvolvimento contínuo. A parceria com o Senai e a Shell foi ressaltada como um dos pilares para o sucesso do projeto. O Senai traz os cientistas e a capacitação, enquanto a Shell está fazendo um grande aporte financeiro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.