ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Oct/2024

Petróleo: volatilidade com tensões no Oriente Médio

Segundo a StoneX, a volatilidade do preço do petróleo se intensificou nesta terça-feira (1º/10), com a escalada dos conflitos no Oriente Médio após o ataque do Irã a Israel, movimento que afetou o preço da commodity, que chegou a superar os US$ 75,00 por barril. Essa é uma tendência que deve seguir pelas próximas sessões. Os últimos dias foram marcados por acirramento de tensões na região, com Israel realizando ataques contra os Houthis no Iêmen, mas também contra membros do Hezbollah no Líbano. Esses ataques, especialmente no Líbano, foram crescendo o tom ao longo do final de semana passado, e o mercado já especulava se o Irã iria responder isso ou não, por ser um ataque contra seus aliados.

Pela manhã desta terça-feira (1º/10), os Estados Unidos divulgaram que o Irã planejava um ataque de mísseis a Israel, e isso, por si só, já levou os preços a operarem em alta. O petróleo operou em alta até que, de fato, o Irã realizou esses ataques, lançando mísseis contra o espaço aéreo israelense, e isso deu um segundo impulso para as cotações, que chegaram a operar com uma alta diária de mais de 5%. Até o momento, não se tem exatamente o tamanho do impacto desses mísseis. Entende-se que a maioria deles foi interceptada por Israel, então não se teria grandes danos. Mas, em geral, eleva as tensões na região de um jeito que não se via há algum tempo. Agora, ficam as incertezas relacionadas aos desdobramentos da ofensiva iraniana, com a dúvida se Israel vai revidar ou se o Irã vai promover mais ataques a mísseis, que algumas fontes do mercado deram a entender que se tratava apenas de uma primeira onda.

Enfim, todas essas incertezas em uma região que é tão sensível e crucial para a produção e para a oferta de petróleo global, especialmente o Irã, e o possível envolvimento mais direto dos Estados Unidos também nesse conflito, acabam elevando os riscos geopolíticos, os prêmios de risco para o petróleo, e acaba apoiando mais um dia de recuperação dos preços. A previsão é de uma amplitude maior da variação dos preços nas próximas sessões, apesar de parte da alta da commodity ter cedido. Às 15h30 desta terça-feira (1º/10), o preço do petróleo do tipo Brent para dezembro subia 2,58%, cotado a US$ 73,55 por barril, dando gás para as ações da Petrobras. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.