ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Sep/2024

Cana: incêndios devem resultar em quebra na safra

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) afirmou que os incêndios em canaviais do Centro-Sul do País atingiram 414 mil hectares e resultaram em prejuízo de R$ 2,67 bilhões aos produtores. Os dados são de um novo balanço sobre os impactos dos incêndios e abrangem os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Combinados com a seca, os incêndios têm causado uma quebra na safra de cana-de-açúcar de cerca de 15%, o que pode afetar a oferta global de açúcar e os preços do etanol.

A estimativa é de uma quebra na safra de cana-de-açúcar de cerca de 15% em comparação com a safra passada, o que impactará diretamente na oferta mundial de açúcar, o que, por sua vez, afetará os preços do etanol. Somente em São Paulo, os incêndios queimaram 263 mil hectares até o dia 20 de setembro. Minas Gerais registrou a queima de 61 mil hectares, o que afeta, aproximadamente, 3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Em Goiás, os dados ainda estão sendo atualizados, mas até 3 de setembro, 43 mil hectares haviam sido queimados.

Em Mato Grosso, foram 19 mil hectares e, em Mato Grosso do Sul, 28 mil hectares. Além de São Paulo, os incêndios em canaviais acometeram também outros Estados do Centro-Sul. Inclusive, alguns deles ainda estão sofrendo com o fogo. Isso porque, o incêndio é algo imprevisto, sem controle e uma ação indesejada em qualquer atividade agrícola, não somente na cana-de-açúcar. Os dados refletem as áreas de atuação da organização e não incluem reservas legais ou outras áreas fora do cultivo de cana-de-açúcar. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.