27/Sep/2024
Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), o preço da gasolina no Brasil permanece mais elevado que o praticado no mercado internacional. O combustível está, em média, R$ 0,11 por litro mais caro no mercado doméstico, 4% superior ao praticado no exterior. Os preços médios da gasolina A operam acima ou na paridade em todos os polos analisados. O mercado internacional e o câmbio pressionam os preços domésticos.
O Preço de Paridade de Importação (PPI) acumula uma redução de R$ 0,51 por litro desde o último reajuste nos preços da Petrobras. O preço do diesel está, em média, 4% mais caro internamente do que no Golfo do México, região usada como parâmetro para a comercialização desses combustíveis pelos importadores brasileiros. O resultado significa uma defasagem de R$ 0,13 por litro do diesel. Os preços médios do óleo diesel A operam acima ou na paridade em todos os polos analisados.
O Preço de Paridade de Importação acumula uma redução de R$ 0,39 por litro desde o último reajuste nos preços da Petrobras. Nos cinco polos da Petrobras, a gasolina estava, em média, 4% acima do preço internacional, R$ 0,10 a mais por litro, assim como o diesel A, 4% acima da paridade, o equivalente a R$ 0,14 a mais por litro. O polo Aratu, na Bahia, operado pela Acelen, vendia o diesel 1% mais caro que o preço do Golfo. A gasolina era comercializada com preço 4% superior ao patamar internacional.
O Preço de Paridade de Importação (PPI) foi calculado usando como referência os valores do fechamento do mercado no dia 25 de setembro. Com a estabilidade no câmbio e a leve redução nos preços de referência da gasolina e do óleo diesel no mercado internacional no fechamento do dia 25 de setembro, o cenário médio de preços está acima da paridade para o óleo diesel e para gasolina. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.