ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Sep/2024

Cana: balanço atualizado do impacto das queimadas

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) informou que foram queimados 181 mil hectares de áreas de cana-de-açúcar e de rebrota nos mais de 3 mil focos de incêndios ocorridos entre 23 de agosto e 10 de setembro, com prejuízo estimado em R$ 1,2 bilhão. Os dados fazem parte de um balanço atualizado sobre os impactos das queimadas que têm atingido as propriedades rurais, especialmente no estado de São Paulo.

Os números foram obtidos a partir do monitoramento feito via satélites que identificam as áreas afetadas pelas queimadas e analisam a condição das plantações por meio de espectrofotometria. Os incêndios afetam não apenas a cana-de-açúcar em pé e as soqueiras, mas também a qualidade da matéria-prima e o aumento nos custos de manejo e replantio. O custo de renovação de canavial pode chegar a R$ 13,5 mil por hectare. Além dos danos diretos, as áreas afetadas pela queima de rebrota de três a quatro meses também exigirão manejo para lidar com o acúmulo de cinzas.

Devido à severidade das perdas, a cana-de-açúcar só conseguirá rebrotar de forma adequada quando as chuvas chegarem de maneira uniforme e volumosa. A taxa de plantio, a área a ser disponibilizada para colheita no próximo ano e o cenário de clima seco, podem afetar a safra futura, mas ainda é muito cedo para qualquer previsão, pois vai depender de como virão as chuvas e clima para os próximos meses. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.