ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Sep/2024

Açúcar: projeção de perdas com incêndios em SP

A StoneX estima que as queimadas no estado de São Paulo podem provocar redução de 470 mil toneladas a 900 mil toneladas de açúcar na produção do Centro-Sul na temporada 2024/2025. O impacto na oferta global seria limitado visto que o Brasil conta com estoques folgados de açúcar e exportações robustas. Embora relevante para o curto prazo, a queda na produção não deve ter efeitos significativos no saldo global de açúcar, que ainda indica superávit de 4,6 milhões de toneladas em 2023/2024 e 1,2 milhão de toneladas em 2024/2025.

Dados mais amplos apontam que cerca de 215 mil hectares de cana-de-açúcar estavam sob influência das queimadas no estado de São Paulo, com impacto projetado em até 15 milhões de toneladas, dependendo da produtividade média de 70 toneladas por hectare. No entanto, a extensão real da perda ainda não foi totalmente identificada, pois parte dessa cana-de-açúcar ainda pode ser aproveitada, mesmo após as queimadas.

Há possibilidade de queda no mix açucareiro nas áreas queimadas, devido à redução na qualidade dos açúcares recuperáveis. Contudo, o ATR pode ser beneficiado pelo calor, já que a perda de água nos colmos pode favorecer a concentração de açúcares. A StoneX projeta uma moagem de 602,2 milhões de toneladas para o ciclo 2024/2025, com um mix açucareiro de 50,5%. No entanto, até o momento esse mix está em 49%, resultado de problemas de qualidade da cana-de-açúcar. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.