28/Aug/2024
A Raízen informou que vem combatendo focos de incêndio que afetaram parte dos canaviais operados pela companhia e de alguns fornecedores de cana-de-açúcar, principalmente no estado de São Paulo. A empresa estima que até agora aproximadamente 1,8 milhão de toneladas de cana-de-açúcar própria e de fornecedores foram afetadas, representando 2% do total previsto na safra 2024/2025, com base no piso da premissa de moagem total. A fim de mitigar os efeitos do ocorrido, a companhia está priorizando a moagem da cana-de-açúcar afetada.
Com essa medida, a empresa espera que as perdas e impactos nos resultados da empresa sejam imateriais. A Raízen possui uma das maiores e mais bem equipadas estruturas de brigadistas e monitoramento de incêndios do País, e em colaboração às autoridades locais, outras usinas, fornecedores de cana-de-açúcar e comunidades envolvidas, proporcionaram, neste momento, o controle de todos os focos de incêndio em áreas da companhia, estendendo essa assistência também aos seus fornecedores. A Raízen informou que desde a sua formação, a queima de cana-de-açúcar como método de colheita foi proibida.
Todas as operações são 100% mecanizadas, e a companhia é signatária do Protocolo Agroambiental - Etanol Mais Verde. A São Martinho informou que cerca de 20 mil hectares de cana-de-açúcar da companhia foram atingidos pelos incêndios generalizados que afetaram o setor entre os dias 22 e 25 de agosto. Segundo a empresa, os focos foram combatidos pelas brigadas de incêndio da companhia, sem registro de vítimas ou impactos em outros ativos. A cana-de-açúcar atingida será processada nos próximos dias sem impactos significativos no Açúcar Total Recuperável (ATR) em relação ao guidance de produção para Safra 2024/2025, mas com redução na eficiência industrial na conversão em açúcar.
Com isso, estima-se uma redução de 110 mil toneladas de açúcar, compensada por um aumento proporcional na produção de etanol. Para preservar a produtividade nas safras seguintes, a São Martinho informou que serão realizados R$ 70 milhões em investimentos complementares em Tratos Culturais em relação ao guidance de capex da Safra 2024/2025. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.