28/Aug/2024
Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta terça-feira (21/08) na Bolsa de Nova York. O vencimento outubro avançou 56 pontos (2,94%), e fechou a 19,60 centavos de dólar por libra-peso. O mercado foi impulsionado novamente pelos incêndios que afetaram canaviais no estado de São Paulo, principalmente na área de Ribeirão Preto.
A StoneX avalia que os incêndios podem ter comprometido um volume de até 4,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Esse cálculo leva em consideração o produto perdido na queima e a área cujo solo ficou comprometido e não deve produzir como inicialmente esperado. A São Martinho informou que cerca de 20 mil hectares de cana-de-açúcar da companhia foram atingidos pelos incêndios generalizados que afetaram o setor entre quinta-feira (22/08) e domingo (25/08). Segundo a companhia, a cana-de-açúcar atingida será processada nos próximos dias sem impactos significativos no Açúcar Total Recuperável (ATR) em relação ao guidance de produção para a safra 2024/2025, mas com redução na eficiência industrial na conversão em açúcar.
Com isso, estima-se uma redução de 110 mil toneladas de açúcar, compensada por um aumento proporcional na produção de etanol. A Raízen informou que aproximadamente 1,8 milhão de toneladas de cana-de-açúcar própria e de fornecedores foram afetadas, representando 2% do total previsto na safra 2024/2025, com base no piso da premissa de moagem total. A fim de mitigar os efeitos do ocorrido, a companhia está dando prioridade à moagem da cana-de-açúcar afetada.