27/Aug/2024
Segundo a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), os incêndios em propriedades rurais do estado de São Paulo devem trazer efeitos diretos sobre os preços de açúcar e etanol. Os incidentes afetaram tanto a cana-de-açúcar em produção quanto a cana-de-açúcar em pé e em processo de brotação, com a queima da palhada. Percebe-se uma redução na produtividade na ordem de 50%, até por essa perda de biomassa que acabou sendo incendiada. Com isso, há impactos diretos nos preços do etanol e do açúcar e no canavial do próximo ciclo.
A Orplana está colaborando com o gabinete de crise do governo do estado de São Paulo para prevenir novos incêndios, especialmente diante da previsão de condições climáticas adversas nos próximos dias, com tempo seco e quente. Embora uma frente fria tenha trazido cerca de 15 milímetros de chuva ao interior do Estado no domingo (25/08), a preocupação com a possibilidade de novas queimadas permanece alta. Assim, não se descarta a possibilidade de que novos incêndios ocorram.
O tempo deve continuar seco e quente nos próximos dias, o que traz muita preocupação para que não ocorram mais incêndios. Porém, as queimadas podem voltar a acontecer e os números e prejuízos podem aumentar. De acordo com a Orplana, entre sexta-feira (23/08) e sábado (24/08), mais de 2,1 mil focos de incêndio foram registrados, com a destruição de aproximadamente 59 mil hectares de plantações de cana-de-açúcar e áreas de rebrota. Isso provocou prejuízo estimado em R$ 350 milhões. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.