27/Aug/2024
Em São Paulo, os preços dos etanóis anidro e hidratado seguem enfraquecidos. O principal motivo ainda recai sobre o desaquecimento da demanda num cenário de expectativa de queda das cotações do biocombustível, tendo em vista o bom desempenho da produção de etanol na Região Centro-Sul no acumulado da safra 2024/2025. Além disso, os preços do petróleo e seus derivados em forte queda nas últimas semanas também geram insegurança entre as distribuidoras, que têm comprado de maneira bastante pontual e quando há oportunidades de negócios.
Tradicionalmente, o mês de agosto costuma ser de preços mais baixos por ser considerado um período de pico de colheita da cana-de-açúcar no Centro-Sul. Tal comportamento foi registrado nas últimas duas safras (2022/2023 e 2023/2024) no mercado spot no estado de São Paulo, tomando-se como base o Indicador CEPEA/ESALQ mensal para o etanol hidratado combustível, em termos reais. Para o etanol anidro, o comportamento foi igual. Além do fator demanda, o período atual tem sido caracterizado por estoques maiores em algumas unidades produtoras. Essas usinas precisaram aumentar o volume ofertado e cedem nos preços de vendas. Em outros casos, a necessidade de liquidez de alguns vendedores também pressiona as cotações.
Nesse cenário, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado está cotado a R$ 2,5438 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), recuo de 2,07% nos últimos sete dias. No caso do etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ está cotado a R$ 2,9342 por litro (líquido de PIS/Cofins), baixa de 0,44% em igual comparativo. Se, por um lado, o mês de agosto vai caminhando para o final, com sinais de demanda fraca, os números prévios do consumo de combustível em julho/2024 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) mostram volumes grandes, tendo como suporte a vantagem do etanol hidratado nas bombas e o reajuste do preço da gasolina A pela Petrobras no dia 9 de julho.
A variação do volume consumido foi positiva mês a mês (janeiro a julho) em todas as regiões do Brasil, até mesmo em alguns Estados das Regiões Norte e Nordeste. No balanço nacional, as saídas de etanol hidratado cresceram 50,86% em julho deste ano frente às de julho de 2023. Em São Paulo, nos últimos sete dias, em termos de preços relativos no elo produtor da cadeia sucroenergética, o valor do anidro está 10,5% maior que o do hidratado. O preço do açúcar está 50,9% superior ao do hidratado e 36,6% maior que o do anidro. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.