16/Aug/2024
Os futuros de açúcar demerara fecharam em baixa nesta quinta-feira (15/08) na Bolsa de Nova York. O vencimento outubro recuou 9 pontos (0,50%), e fechou a 17,88 centavos de dólar por libra-peso. Fundos de investimentos seguem apostando na queda dos preços. Levantamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) mostrou que fundos detinham uma posição líquida vendida em demerara de 62.762 lotes em 6 de agosto. Sinais de alívio na oferta também pesaram.
O site de análise de commodities Barchart destacou o otimismo para a produção de açúcar com as chuvas de monção na Índia e o avanço na produção brasileira. Ainda assim, do lado altista, o tempo seco no Centro-Sul do Brasil e a possibilidade de um fim antecipado da safra na região limitaram a queda. O clima seco no interior está alarmante. Quem passa pelas estradas que cortam algumas regiões do estado de São Paulo se depara com um canavial seco.
Se o canavial tiver uma queda de 15% (no rendimento), a moagem final chega a 586 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. E é isso que o fundo não está enxergando. O mercado precisa ficar atento, já que essa posição é vulnerável e pode resultar em cobertura de posições vendidas. Além disso, o avanço do petróleo nos mercados internacionais pode ter impulsionado os preços do açúcar, melhorando a competitividade relativa do etanol.