05/Aug/2024
Segundo a StoneX, o preço do petróleo tipo Brent atingiu na sexta-feira (02/08) o menor valor desde janeiro deste ano. A queda reflete sinais de uma possível desaceleração da economia norte-americana, manutenção dos cortes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) até outubro, podendo aumentar depois deste prazo, e um prêmio de risco menor no Oriente Médio. O contrato mais ativo do Brent opera com fortes quedas próximas a 3,3%. Essas baixas refletem alguns fatores.
Em primeiro lugar, teve a divulgação dos dados relacionados ao nível de desemprego norte-americano, que opera acima do esperado, já refletindo, portanto, provavelmente, os efeitos da política monetária contracionista aplicada pelo Banco Central norte-americano. Os dados evidenciaram uma possível desaceleração da economia norte-americana e, por consequência, uma queda da demanda por petróleo e derivados.
Teve a discussão também de dados industriais nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, que mostraram resultado aquém do que o mercado estimava. Isso acabou trazendo uma perspectiva pessimista dos agentes financeiros em relação ao desempenho da economia na frente industrial dessas regiões. Afetando também as perspectivas em relação ao consumo de petróleo derivados principalmente do diesel. Destaque também para decisão da Opep de manter inalterada a sua política produtiva e inclusive reduzir esses cortes já a partir de outubro.
É esperado que a partir de outubro a Opep eleve a sua oferta. Portanto, sendo um fator de pressão nos preços, conforme se observa uma maior disponibilidade de barris ao mercado a partir do quarto trimestre do ano. Além disso, observa-se uma redução do prêmio de risco relacionado à oferta de petróleo no Oriente Médio, já que até o momento não houve contrapartidas às ofensivas de Israel contra os líderes do Hamas e do Hezbollah. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.