ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Jul/2024

Açúcar: futuros recuam pela sétima sessão seguida

Os futuros de açúcar demerara fecharam em baixa nesta quarta-feira (24/07) na Bolsa de Nova York, pela sétima sessão seguida. O vencimento outubro recuou 25 pontos (1,38%), e fechou a 17,91 centavos de dólar por libra-peso. Os preços caíram para um dos valores mais baixos registrados no último ano, ficando abaixo da marca de 18,00 centavos de dólar por libra-peso.

O dólar fortalecido ante o Real pressionou as cotações, uma vez que estimula as exportações brasileiras. Isso reforça a tendência de aumento da exportação de açúcar pelo País, que fechou a terceira semana de julho com média de embarques diários de 142.387 toneladas, alta de 1,6% ante a média de julho de 2023, segundo os dados mais recentes da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O resultado reflete o começo acelerado da safra 2024/2025 no Centro-Sul do Brasil, que deve continuar com nível elevado de moagem de cana-de-açúcar, a ponto de a Hedge Point ter elevado em 6,6 milhões de toneladas a sua previsão para a temporada, agora em 620 milhões de toneladas. Apesar disso, a consultoria reduziu a previsão de produção de açúcar de 41,6 milhões de toneladas para 41,3 milhões de toneladas, enquanto a estimativa do mix de açúcar recuou de 51,2% para 50,3%. Mas, o impacto dessa redução sobre a oferta global será marginal, não devendo ter efeito relevante sobre os preços dos futuros.