16/Jul/2024
Segundo o Rabobank, o mercado brasileiro deve demandar 3,5 bilhões de litros de combustível sustentável para aviação (SAF) em 2037. Apesar de o volume projetado representar apenas uma pequena fração da produção anual de etanol do País, que ultrapassa os 30 bilhões de litros, o mercado interno de SAF pode se tornar uma oportunidade interessante e premium para alguns produtores locais de etanol. A análise indica que, mesmo que 100% da exigência de SAF doméstica projetada do Brasil sob a legislação proposta fosse produzida a partir de etanol, o volume necessário seria de cerca de 3,5 bilhões de litros até 2037, o que não é uma virada de jogo em termos de volumes. O Rabobank lembra que hoje só há uma instalação comercial de SAF no mundo, a planta da LanzaJet em Soperton, nos Estados Unidos, que começou a operar no início de 2024 com o uso de etanol de cana-de-açúcar brasileira como matéria-prima devido à sua intensidade de carbono relativamente baixa.
Com base na capacidade de produção de SAF declarada da planta de Soperton, estima-se que a instalação exigirá cerca de 60 milhões de litros de etanol anualmente. Esse fluxo é mais simbólico do que significativo, pois representa uma pequena parcela das exportações e produção anuais de etanol do Brasil (2,5 bilhões de litros e 35,9 bilhões de litros, respectivamente, em 2023/2024). Porém, cerca de 20 plantas de SAF estão supostamente em estágios de planejamento ou construção ao redor do mundo, principalmente na Europa, Estados Unidos e Japão. Por isso, os produtores brasileiros de etanol estão otimistas com o aumento da demanda global. Isso pode criar uma demanda maior por etanol brasileiro no futuro, dada sua competitividade em termos de custo e intensidade de carbono. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.