26/Jun/2024
Os futuros de açúcar demerara fecharam em baixa nesta terça-feira (25/06) na Bolsa de Nova York, em ajuste técnico após três sessões seguidas de valorização. O vencimento outubro perdeu 23 pontos (1,17%), e fechou a 19,49 centavos de dólar por libra-peso. Além disso, o petróleo em baixa pode ter pesado sobre as cotações. O dólar em valorização ante o Real também foi baixista, porque estimula as exportações brasileiras.
Neste sentido, os embarques brasileiros continuam em alta e abastecendo o mundo, o que tende a pesar. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a média diária de embarques de açúcares e melaços nas três primeiras semanas de junho é de 169.689 toneladas, 24,2% maior do que a média de todo o mês de junho de 2023. Ainda assim, o mercado deve seguir acompanhando fatores altistas.
A continuidade do clima seco no Centro-Sul do Brasil provoca dúvida especialmente a respeito da produtividade do último quarto da safra 2024/2025, o que pode levar a uma oferta menor, não se confirmando as previsões de colheita de mais de 600 milhões de toneladas na temporada. A Paragon Global Markets citou que o fim de semana na Tailândia até foi chuvoso, mas após um longo período de seca. Além disso, as monções indianas avançaram, mas com chuvas 18% abaixo do nível normal, com queda de 25% na região central e de 58% no noroeste.