26/Jun/2024
O primeiro-ministro da China, Li Qiang, afirmou que mercados abertos e tecnologias verdes são fundamentais para estabilizar o crescimento global, ao criticar tensões comerciais. O primeiro-ministro afirmou a líderes políticos e empresariais presentes à Reunião Anual dos Novos Campeões do Fórum Econômico Mundial, também conhecida como "Davos de verão", que a China está na trajetória para atingir a meta oficial de crescimento de 5% estabelecida para este ano.
Os países devem trabalhar em estreita colaboração, rejeitar confrontos em bloco, manter a estabilidade das cadeias industriais e de abastecimento e promover a liberalização e facilitação do comércio e do investimento, afirmou. Os países não podem desacelerar o ritmo da transição verde em troca de crescimento econômico no curto prazo, nem praticar o protecionismo em nome do desenvolvimento verde ou da proteção ambiental. A China vem enfrentando resistência a suas exportações de veículos elétricos, à medida que alguns governos temem que montadoras nacionais sejam prejudicadas.
A União Europeia e o Canadá, entre outros, estão considerando impor tarifas aos carros elétricos chineses. No fim de semana, China e União Europeia mostraram disposição de iniciar negociações sobre tarifas provisórias adotadas pelo bloco depois de o governo chinês anunciar na semana passada uma investigação antidumping sobre a carne suína europeia, vista como um ato de retaliação às tarifas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.