ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Jun/2024

Açúcar: dólar e petróleo impulsionando os futuros

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta segunda-feira (24/06) na Bolsa de Nova York. O vencimento outubro subiu 56 pontos (2,92%), e fechou a 19,72 centavos de dólar por libra-peso. O recuo do dólar ante o Real pode ter impulsionado os preços, uma vez que desestimula as exportações brasileiras. A valorização do petróleo também é altista, porque melhora a competitividade do etanol e influencia em um mix mais alcooleiro no Brasil.

Além disso, a percepção de oferta estagnada pode seguir influenciando o mercado de açúcar. Isso se daria após anos de investimento abaixo do necessário nos setores de açúcar e etanol e de beterraba, em meio ao crescimento consistente da demanda, segundo o JPMorgan. Agora, a queda no volume de cana-de-açúcar no principal produtor e exportador de açúcar, o Brasil, além das condições de seca, está agravando o déficit no balanço do mercado.

Segundo o site de análise de commodities Barchart, os ganhos no mercado do açúcar também foram sustentados por notícias da Índia. No país, a perspectiva é de que a restrição às exportações de açúcar deve continuar, depois que o governo indiano afirmou que não há proposta para rever a medida. Além disso, as chuvas de monções abaixo do normal também são altistas para os preços.