21/Jun/2024
Cidades como São Paulo e outras capitais brasileiras poderão dispor, futuramente, de ônibus elétricos com baterias de carregamento ultrarrápido (até 10 minutos), permitindo seguidas viagens de ida e volta aos pontos de partidas. Três companhias de atuação internacional envolvidas em projetos de eletromobilidade, a brasileira CBMM, maior produtora mundial de nióbio, a alemã Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) e a japonesa Toshiba, apresentam ao mercado na quarta-feira (19/06), o protótipo de um ônibus elétrico com a bateria à base de lítio mais óxidos de nióbio e de titânio. A tecnologia da liga de nióbio e titânio, que leva a sigla NTO, é obtida em uma unidade industrial da CBMM recentemente construída em Araxá (MG), com investimentos de US$ 80 milhões, ao lado de sua mina de nióbio e das unidades de metalurgia.
A tecnologia da bateria elétrica vem do Japão e tem a marca da Toshiba. O desenvolvimento e montagem do ônibus ocorreu na fábrica da VWCO em Resende, interior do estado do Rio de Janeiro, em um centro de Pesquisa & Desenvolvimento que conta com 600 engenheiros. CBMM e a Toshiba têm uma parceria tecnológica para baterias de carros elétricos, envolvendo nióbio, desde 2018. As conversas com a VWCO começaram em 2021 para desenvolver o ônibus protótipo. Durante dois anos o projeto amadureceu e milhares de testes foram realizados no centro de desenvolvimento da montadora. A partir de agora começam testes reais com transporte de funcionários da CBMM entre suas instalações e a mina. Se tudo correr dentro do previsto, em um ou dois anos, o ônibus já passa a ter fabricação comercial.
Nesse período, segundo a CBMM, tudo será monitorado virtualmente (em tempo real) por técnicos da Toshiba a partir do Japão. A grande vantagem da bateria, com a tecnologia NTO na fabricação do anodo, é o carregamento rápido, de dez minutos, e sem riscos de aquecimento. Em dez minutos, o ônibus já estará pronto para rodar de novo, assim podendo operar até 24 horas por dia. A autonomia, um item crucial em baterias para veículos elétricos, é de 60 Km a 120 Km, permitindo traçar rotas de transporte contínuo de passageiros nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro. A VWCO também destaca esse diferencial do novo ônibus. Além disso, ressalta a maior durabilidade da bateria. É um projeto é estratégico para começar a desenvolver as próximas gerações de eletromobilidade. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.