18/Jun/2024
A S&P Global acredita que as montadoras localizadas na China têm capacidade para lidar com as tarifas provisórias da União Europeia sobre veículos movidos a bateria elétrica do país asiático. A exposição dela a exportações desses veículos à Europa é pequena e as empresas podem gerenciar saltos de até 38,1% nas tarifas a partir do próximo mês, bem além dos 10% atuais. Porém, a mudança deve conter o crescimento dessas exportações da China para o bloco europeu. Ainda assim, o impacto geral será limitado, pois a Europa representava menos de 10% das exportações totais da China em 2023.
As tarifas mais altas ajudam a proteger o mercado europeu dos produtos "altamente competitivos" da China, mas lembra são menores que as tarifas de 100% impostas em maio pelos Estados Unidos. As tarifas da União Europeia variam a depender das fabricantes e entram em vigor em 4 de julho. Entre as afetadas, a Tesla é a mais exposta, por seu foco estratégico em produzir na China. A estimativa é de que 10% das vendas da Tesla em 2023 desses veículos partiram da China para a Europa. A tarifa dessa empresa, porém, pode ser menor, por receber potencialmente menos subsídios do governo chinês. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.