07/Jun/2024
Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta quinta-feira (06/06) na Bolsa de Nova York. O vencimento julho avançou 9 pontos (0,47%), e fechou a 19,22 centavos de dólar por libra-peso. Os preços podem ter sido impulsionados pela desvalorização do dólar ante Real, que desestimula as exportações brasileiras. O petróleo trabalhando em alta também tende a dar suporte, porque melhora a competitividade relativa do etanol. Segundo a Paragon Global Markets, especuladores continuam fornecendo suporte ao mercado, com novas compras e cobertura de posições vendidas.
O clima continua seco no Brasil e o desenvolvimento da cana-de-açúcar está sendo afetado. Se o tempo continuar seco, as usinas começarão a colher cana-de-açúcar com qualidade inferior a ideal e isso começará a aparecer no rendimento. Na Tailândia, a região central do país vem enfrentando problemas, com escassez de chuvas em algumas áreas e excesso em outras, disse o analista, acrescentando que a produção de cana em 2024/2025 deverá ficar entre 90 milhões e 95 milhões de toneladas.
A safra da Tailândia dificilmente alcançará os 100 milhões-110 milhões de toneladas que algumas consultorias preveem. Além disso, para o Citi, a Índia deve continuar restringindo as exportações de açúcar nos próximos meses, mesmo com o encerramento das eleições gerais no país. O programa de mistura de etanol na gasolina, a inflação e a recomposição das reservas devem manter os embarques indianos bastante limitados por enquanto.